-Valado dos Frades- terra da abóbora e os seus campos fotografia de 1962

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Inauguração da nova sala do Clube Valadense em 1958


Cartaz de anuncio da inauguração da nova sala do Clube Valadense em 11 de Maio de 1958, com um Grandioso Espectáculo.

Fábrica de Faianças Louçarte anos 90


Fotografia do interior da Fábrica de Faianças Louçarte nos anos 90, esta empresa funcionou no Valado desde os anos 70 do Século XX até 2008, na foto a secção de esmaltagem e ao fundo os fornos.

Ensaio musical de grupo de jovens anos 80


Fotografia do inicio dos anos 80 de ensaio musical na casa velha da rua Casal dos Gaspares, de grupo de jovens que veio a dar origem ao grupo musical Quadrilha,Miguel Fevereiro, Paulo Ribeiro , Rui Susano , Luís Pinto, Menino (Rui), Teresa Hinckellrin, Peter, Paulo Rebelo,  Zé-Zé.

Jantar no Clube Valadense nos anos 50

Jantar no Clube Valadense nos anos 50,do lado direito da masa, A.Calado,
Sofia,Elias,Berta ,Diogo e Esposa,M.Delgado ,Agripina,V.Mineiro e outros,do lado esquerdo,MªIsabel,Liberal,Mariazinha,Gilda,Hélio,M.Silvestre

Familia Bonito em 1987


Fotografia do desfile de ofertas para a construção da nova Igreja em 1987, na foto Manuel Bonito,Lurdes filha e Lurdes mãe e Valêncio com o tractor carregado com as ofertas .

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Escola de Música da Junta de Freguesia de Valado dos Frades


A Escola de Música da Junta de Freguesia de Valado dos Frades teve o seu início em 1987, por proposta de Adelino Mota.
A primeira apresentação pública da Escola de Música foi feita com Flautas de Bisel, na presença do Sr. Presidente da República em Valado dos Frades, em Setembro de 1988. Entre 1989 e 1990, a Escola de Música fez várias apresentações públicas. No ano de 1991 foram preparados os alunos com os novos instrumentos para a organização da Orquestra, tendo a sua primeira actuação a 21 de Dezembro de 1991, sendo composta então por 18 elementos.
Ao longo da sua existência, já por si passaram cerca de uma centena de jovens, contando com a base da escola de música para a sua formação, sendo a sua composição média de cerca de 32 elementos. Actualmente esta orquestra é composta por 31 elementos, na média etária de 15 anos.

A Lavar roupa nas Águas Belas nos anos 60

A Lavar roupa nas Águas Belas nos anos 60,com o estendal por perto para a roupa não vir molhada para casa.

Leilão de ofertas em 1987


Fotografia do leilão de ofertas para a nova Igreja em 1987 ,no palco improvisado o leiloeiro Alberto Vieira.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A tomar conta do pomar nos anos 90


Fotografia dos anos 90, num jovem pomar de macieiras, Joaquim Elias Paiva e António "Bispo", observam o desenvolvimento das árvores

Apicultor e barba de Abelhas


Fotografia dos anos 60, nos jardins da Quita do Campo, de António Calado ao tempo apicultor  amador , durante alguns anos possuidor de muitas colmeias teve a tentação de um dia substituir a barba e o bigode por abelhas ,daí arriscou o que a imagem nos mostra.

domingo, 27 de novembro de 2011

Ensacando caranguejo na Nazaré nos anos 20


Fotografia dos anos 20 na praia da Nazaré, pescadores Nazarenos ensacam caranguejo enquanto um agricultor observa e espera  que lhe carreguem o carro que está ao lado.O caranguejo foi usado como fertilizante nos campos até aos anos 60. Ainda hoje em certas regiões costeiras  de Portugal os campos são fertilizados com algas ,o que dá um sabor especial aos produtos agrícolas lá cultivados.

Na Guerra colonial em Angola em 1962

Fotografia de 1962 em Angola o Álvaro Jacinto de Guitarra nas mãos parece estar para fazer um recital de guitarra.
Nem todos os dias na guerra terão sido stressantes , num ou outro momento houve oportunidades para fazer uma foto como esta.

sábado, 26 de novembro de 2011

Casa da Guarda Florestal no S. Brás anos 20


Fotografia do inicio do Século XX da casa da vigia da Guarda Florestal no alto do Monte S. Brás, que durante muitos anos serviu para a observação e prevenção dos fogos florestais nas Matas Nacionais.

Convívio das fábricas de cerâmica do Valado nos anos 70


Convívio nos anos 70 das firmas Pereiras L.ª , Elias e Paiva e Louçarte,que faziam parte do mesmo grupo empresarial.Primeiro realizavam um encontro de futebol e no fim havia sempre a parte principal que era o almoço que neste dia certamente seria uma caldeirada já que  o primeiro da esquerda em pé é o Acácio Geada que era tido como o melhor das redondezas nessa matéria da caldeirada.
Em pé : A. Geada, A.Boga, Balacó ?,?, A.Brites, Velhinha, ?, Alberto e A.Vieira , em baixo : Afonso Xapita, Fernando Coelho, ?, Toino Cantoneiro, J.Veloso, J.Elias Paiva, A.Calado, Zeca, sentados : Zé Padeiro, João França, J.Elias.

Fernando Carolino no Exército

Fotografia de Fernando Lopes Carolino no serviço militar em Setembro de 1973, nos anos  finais da Guerra Colonial, terminaria em 1974.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Grupo de Valadenses na Quinta do Campo nos anos 50

Na escada exterior do Celeiro da Quinta do Campo nos anos 50 um grupo de amigos reunidos.
De cima para baixo ,Nuno Branco, Zeca, Dr.Colares Pereira, J.Elias Paiva, José Calado, Orlando Serra, Afonso V.Ferreira ,Liberal, A.Calado, Bernardo Ferreira, F.Fernando Ribeiro e Afonso Carvalho.

Lavadeiras da Nazaré de regresso a casa nos anos 60


Fotografia dos anos 60 de um grupo de lavadeiras da Nazaré de  regresso a casa com a trouxa de roupa lavada à cabeça, depois de a lavarem provavelmente nas Águas Belas, percorriam 5 Km a pé do Valado à Nazaré.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Lavadeiras no rio do moinho do Abegão anos 60


Fotografia dos anos 60 de lavadeiras do Valado no rio do  moinho do Abegão em dia de muita
afluência ,com bastantes mulheres a trabalhar.

Jovens Valadenses no Carnaval anos 70

Fotografia dos anos 70 em dia de Carnaval, em cima o Amadeu Matos, João Veloso e o Armando Elias "Clarú", em Baixo Tó Zé Sequeira e J.Carrajola

No jardim da Quinta do Campo em 1955

No jardim da Quinta do Campo no dia 3 de Abril de 1955 ,  Maúde Colares Pereira a Terezinha e a Berta Calado.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Estatistica Industrial do Concelho de Alcobaça em 1863


 



Em 1863 existiam no Vallado 10 moinhos e 5 Lagares de Vinho


Numero de artistas e operários da freguesia do Vallado em 1863 , sapateiros, carpinteiros etc., e os repectivos salários em Reis a moeda corrente, na época já haviam 60 mulheres trabalhadoras mas tal como hoje com salários muito mais baixos.


Orquestra juvenil no 25 Abril de 1989

Recorte de jornal de 1989, a Orquestra juvenil da Junta de Freguesia numa das suas primeiras actuações, no caso no 15º aniversário das comemorações do golpe militar de 25 de Abril de 1974. A Praça central do Valado é o cenário.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Familia Lopes nos anos 20


Fotografia dos anos 20 de , António José da Silva Lopes " o mestre Lopes "como era conhecido no Valado, era mestre nos guardas florestais onde esteve muitos anos . Na foto com a mulher Adelina e sua filha mais velha Maria,  á porta de sua casa.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Estrada Alcobaça- Estação do Vallado no inicio do Séc.XX

Recorte de um Jornal Regional ,como as legendas referem fazem parte de uma colecção particular de postais antigos,  um trecho de estrada que ligava Alcobaça à Estação do Valado. Na foto o rio Alcôa e ao fundo a estrada que na época ,primeira década do Século XX, ligava a sede de Concelho à Estação Ferroviária do Vallado , estação que teve muita importancia no desenvolvimento regional na primeira metade do Séc. XX.

domingo, 20 de novembro de 2011

Postal Turistico do Nasce-Água anos 60


Postal Turístico dos anos 60, no Nasce-Água numa encenação de trajes típicos da Nazaré para a fotografia, junto das lavadeiras que tranquilamente continuam o seu trabalho.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Lançamento da 1ª pedra do Pavilhão Gimno-Desportivo

Fotografia de 1989, do lançamento da primeira pedra do Pavilhão Gimno-Desportivo, o presidente da Câmara da Nazaré Luís Monterroso coloca o cimento sob o olhar atento do presidente da Junta de Freguesia Amável Pereira e de outros Valadenses. O pavilhão e todo o parque desportivo foi a mais importante obra dos finais do século passado realizada no Valado, e deu possibilidade da prática  desportiva a centenas de jovens Valadenses. Amável Pereira muito se empenhou para que esta tão esperada obra se realiza-se bem merece que o seu nome seja dado ao Pavilhão.

Quadrilha musica popular nos anos 80


Fotografia dos anos 80 de uma actuação do grupo Quadrilha no palco,Luis Pinto, as cantoras de Turquel..., Rui Suzano , Lino Luís, Miguel Fevereiro , Paulo Ribeiro , Rui Menino, Doc Frazão , China.

No Largo do Mosteiro de Alcobaça nos anos 70


Fotografia dos anos 70 de,  Alfredo L.Santos "Latoeiro" ladeado pelos sobrinhos José da Conceição Santos "Zé Carrau" e António da Conceição Carolino e o menino ?, em Alcobaça no jardim que existiu até á bem pouco tempo frente ao Mosteiro de Santa Maria .

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Lavadeiras no Nasce Água anos 70


Fotografia dos anos 70 na pacatês do Nasce Água Lavadeiras vão lavando as roupas na suas águas límpidas e secando a roupa a o sol, com a burra à espera para o transporte.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Teatro do Clube Valadense na Burinhosa


Fotografia de 28-10-1964 de Leonor Carolino e o Armando Condeixa que faziam parte de  um Grupo de Amadores de teatro do Clube Valadense,  que foi  representar e cantar na Burinhosa .

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Lavadeiras no rio do moinho do Abegão anos 60


Fotografia do inicio dos anos 60 de Lavadeiras no rio do moinho do Abegão, com o moinho ainda a trabalhar.

Maria Santos e A.Carolino em 1929


Fotografia de 1929 de Maria C .Santos e o filho António Carolino, ela era de uma Família que quase todos ou todos eram conhecidos por Latoeiros dado que o pai e dois dos irmãos tinham essa profissão e posteriormente alguns sobrinhos deram-lhe sequência.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Baile de Carnaval no Clube 1961

Fotografia de ,Amélia Lopes e  António Carolino dançando um tango ? na sala do Clube Valadense no Carnaval de 1961.Reconhecem-se ao fundo do lado esquerdo Marília e Amadeu Carvalho e do lado direito a Isabel e o Quim Ginja.

Eduardo Lopes fundador da 1ª Fábrica de Faianças no Valado

Fotografia de Eduardo José da Silva Lopes nos anos 30, ainda na Escola Industrial, foi sócio fundador em 1944  no Valado da primeira Fábrica de Faianças, a Fábrica Pereira e Lopes , depois da sua saída passou a chamar-se Pereiras Ldª., nos primeiros tempos da fábrica além de a dirigir a produção era modelador e pintor.


Na fotografia duas peças de sua autoria um Churchil em gesso ,cujo inseparável charuto não aparece na mão...partiu-se, e um candeeiro em cerãmica com a forma de um peixe.

Dois guardas das Matas Nacionais nos anos 30


Fotografia dos anos 30 no pátio da Quinta do Campo, dois guardas das Matas Nacionais, mestre Lopes á esquerda e um outro guarda perfilados para a foto.

domingo, 13 de novembro de 2011

Nas Águas Belas para turista ver nos anos 60


Postal ilustrado dos anos 60 , nas Águas Belas, Valado dos Frades lavadeiras de encomenda vestidas a rigor com roupas do folclore Nazareno posam para a fotografia, nem falta uma criança a lavar, já que nesse tempo ninguém se importava com o trabalho infantil, o objectivo era vender o postal e atrair turistas para a Nazaré. Estávamos nos anos 60 no começo do turismo de massas em Portugal e da chegada de muitos turistas estrangeiros , na época a maioria eram Franceses.

Os touros a caminho do Sítio da Nazaré no início do Séc.XX


Postal Ilustrado do inicio do Séc.XX, com fotografia de Álvaro Laborinho, os touros e os cabrestos conduzidos por campinos Ribatejanos a chegar à Nazaré (Monte Branco), com jovens atrás para se divertirem. Era por meio terrestre que os touros chegavam à Praça do Sítio, estes animais atravessavam os campos do Valado, como me contava a minha bisavó Ana Barrela, quando algum touro se tresmalhava, e ficava nos campos do Valado, era dia Santo na aldeia, enquanto o touro não fosse recolhido, o Povo não ia trabalhar nos campos, com medo de algum mau encontro.

Mercado de Alcobaça no inicio do Séc.XX

Postal ilustrado com fotografia do mercado de Alcobaça no inicio do Século XX, alguns destes "Saloios", podem ser agricultores do Valado que sempre venderam os seus produtos agrícolas na  sede de Concelho e ainda hoje vendem no Mercado de Alcobaça.

sábado, 12 de novembro de 2011

Postal ilustrado do Nasce-Água anos 60


Postal ilustrado do Nasce-Água nos anos 60, num dia de muito movimento, o que deu jeito ao fotografo, que colocou estratégicamente algumas figurantes com trajes do folclore Nazareno para embelezar o postal.

Banda Filarmónica nas Festas das "choiriças" anos 80


Fotografia dos anos 80 no largo da Estação, com a passagem da Banda Filarmónica que nesse ano acompanhava a procissão de S. Sebastião, ao fundo na foto ainda existia a casa dos Factores da CP.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Grupo de Valadeiros nos anos 60

Fotografia dos anos 60 no bar da Esplanada, no intervalo de um jogo de futebol de salão, Júlio "Aioé", Silvino Matias, Joaquim "Má Ladrão, António Manuel, e ?.

Lavadeiras no Nasce Água anos 60


Fotografia dos anos 60 no Nasce Água de lavadeiras em dia de pouco movimento , já que a maior parte das pedras estão vazias. No alto pode ver-se a edificio da estação elevatória de águas, de onde ainda hoje sai a água que abastece o concelho da Nazaré, e que infelizmente a assembleia Municipal da Nazaré, há pouco tempo viabilizou a privatização das águas do concelho, o que irá por certo enriquecer alguns e aumentar exponencialmente o preço da água no concelho.

Procissão das Festas de S. Sebastião de 1958


de 26 de Janeiro de 1958 da procissão das Festas de S. Sebastião, ao centro com o crucifixo o Pe. Poças, à frente Manuel "Cabeçalha" e Tito "Patareco",Nas lanternas e no palio Silvestre Aleixo, António Abegão, António Calado, Maurício e Afonso "Chapita",  quase todos os edifícios que se vêm na foto são os mesmos de hoje.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Lavadeiras no rio do moinho do Abegão 1978


Fotografia das lavadeiras no rio do moinho do Abegão  no Verão de 1978, algumas crianças aproveitam o calor para se banharem no rio, ao fundo o moinho já em fase de abandono.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Duas crianças nos anos 50


Fotografia do inicio dos anos 50 de dois irmãos Valadenses, Leonor e Fernando Carolino, em fato de banho prontos para tomar banho no rio da Areia, bem perto de casa.

Rancho Flores do Campo nos anos 60


Fotografia dos anos 60 do rancho Flores do Campo em desfile pelas ruas do Valado

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Rio da Areia anos 40

              
                  Fotografia dos anos 40 do rio da Areia, com o casario do Valado ao fundo.

Envio de Fotografias por mail

Quem tem fotografias antigas do Valado ou de Valadenses e as queira partilhar neste Blog deve enviar as fotografias de preferência comentadas para o seguinte mail:

jfernando-sol@netvisao.pt